Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer uma parte fundamental da história do Brasil.
Uma viagem para vivenciar tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.
Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O Estado de Minas Gerais possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor.
CONGONHAS
Chamada de “cidade dos profetas” pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidos em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. Por toda a riqueza e grandiosidade, esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
OURO PRETO
Ouro Preto fascina quem a conhece pela riqueza e grandiosidade do maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil.
Principal referência de cidade histórica, a antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho, no auge do ciclo do ouro, possuindo um valioso acervo cultural em suas igrejas e museus. Quem visita os pontos turísticos de Ouro Preto ganha uma verdadeira aula de história, da época da escravidão passando pelo movimento da Inconfidência Mineira. Por tudo isso, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber essa condecoração.
SÃO JOÃO DEL REI
São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, dona de um valioso patrimônio cultural artístico do período colonial brasileiro. Com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarios coloniais, este destino retrata a época do ciclo do ouro e da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que lutava pela liberdade do país.
TIRADENTES
Uma das cidades mais importantes do Estado, Tiradentes consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através da história, cultura, arte e culinária. Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.
MARIANA
Mariana pode ser chamada de “berço de Minas Gerais”, afinal foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do Estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, tendo como grande atrativo turístico na região a Mina da Passagem.
BRUMADINHO-MG
A história da cidade começa com a ocupação dos bandeirantes no fim do século XVII. Nessa época, foram fundados os povoados de São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumado do Paraopeba ou Brumado Velho, hoje denominado Conceição de Itaguá.
A partir de 1917, com a inauguração da Estação Ferroviária, muitos trabalhadores vieram para o povoado.
Brumadinho está numa região situada no Maciço do Espinhaço e início do Tabuleiro do Oeste, que começou a ser colonizada pelos “insubmissos” da Guerra dos Emboabas, que teve seu berço no Município de Caeté – MG. A principal atividade econômica, já naquela época, era o garimpo do ouro, que por aqui estavam livres dos impostos da Coroa.
INSTITUTO INHOTIM
O Instituto Inhotim está localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, a terceira maior região metropolitana do Brasil. Com uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico, o Inhotim possui uma coleção de arte internacionalmente reconhecida.