Estudo do meio: a importância de incluí-lo no calendário escolar

Os estudos do meio são ferramentas metodológicas que possibilitam agregar a prática à teoria estudada, levando a sala de aula para diversos espaços alternativos e novos contextos culturais. Essa é uma das melhores maneiras de prender a atenção das crianças e fazer com que elas reconheçam a história do ambiente em que vivem como a sua própria história. É o momento de construir novos conhecimentos, exercer a interdisciplinaridade e colocar em prática atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, solidariedade e tolerância. 

Para reforçar os objetivos e as possíveis reflexões a partir da atividade, os educadores podem fazer um planejamento com o que é importante ser explorado com os alunos, trabalhar os assuntos em sala de aula e ajudá-los no momento de apresentar os resultados que encontraram, o que pode até ser feito no formato de conversas sobre os assuntos abordados. 

Onde levar os alunos?

As opções de locais para um estudo do meio são muitas, mas é importante que o ambiente construa ligações entre as áreas de estudo e o tema escolhido. Por exemplo, é importante que os alunos aprendam sobre a sociedade em que vivem, e isso pode ser ensinado visitando órgãos públicos, monumentos históricos, museus e teatros. As atividades em ambientes naturais, como zoológicos, parques, praias e empresas com atividades humanitárias também são ótimas opções de visita, assim como cooperativas de reciclagem ou de produção de alimentos naturais.  Confira aqui os roteiros da Universo Lúdico

O papel do professor

Todas as etapas do projeto devem ser discutidas com os próprios alunos, de forma que fique claro para todos como é significativa essa oportunidade de aprendizagem. Por isso, os professores e educadores são responsáveis pelo planejamento e pelas instruções das atividades propostas antes, durante e depois do estudo do meio. Elas devem ser criativas, atrativas e promover práticas para tornar os alunos mais solidários e participativos em questões sociais. Além disso, esse é um ótimo momento de convivência entre os estudantes e a equipe pedagógica, criando boas relações.

Fonte: https://www.coc.com.br/