O Show da Física – projetado no IFUSP – articula diversas demonstrações na busca da transposição dos fenômenos abordados em teoria na sala de aula para um novo cenário, rico de estímulos e fortemente interativo, capaz de atingir o emocional de cada espectador.
No Show de Física, os estudantes participantes demonstram maiores interesses na busca das explicações e dos significados dos fenômenos físicos demonstrados.
Seu propósito não é o de ensinar, embora os participantes possam até mesmo vir a fazê-lo. Na proposta pedagógica de projetos semelhantes ao Show de Física, ensinar é um papel que cabe, com maior pertinência, às atividades desenvolvidas nas salas de aula envolvendo o contato direto do professor e seus alunos.
As apresentações visam excitar e instigar o estudante para despertar (ou aumentar) seu interesse geral pela Ciência e, em particular, pela Física. Em alguns casos podem até mesmo servir para consolidar conceitos.
Os principais elementos presentes no espetáculo costumam ser: o inesperado; o imprevisível; o curioso; o desafio a ser vencido; o artístico/estético; o inacreditável; o mágico/lúdico; o previsível; entre outros tantos.
Disciplinas Envolvidas
Ciências e Física