No MUGEO, o público conhece os temas ligados às geociências, aprecia a beleza do mundo mineral e adquire, ainda, noções de evolução sobre as formas de vida que existiram nos diversos períodos geológicos do Planeta.
O MUGEO foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931).
As exposições permanentes do museu constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, reunidos desde os trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, a partir do século passado.
O Museu não é só um centro de exibição de coleções, ele representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no Estado de São Paulo. Pesquisas estas iniciadas pela Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931) e continuadas pelo atual Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dessa forma, o acervo do MUGEO reflete principalmente as pesquisas desenvolvidas no território paulista.