Museu do Futebol

O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil, da história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país.

O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, os alunos irão entender como o futebol, um esporte inglês, branco e de elite aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura.

O Museu está instalado em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.

Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a nossa cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música.

A missão do Museu é investigar, divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira.
O futebol – seus números, regras, símbolos, representações e estórias – é o principal foco de apreciação desse estudo do meio. A partir dele pretende-se estimular reflexões críticas sobre dimensões da sociedade associadas ao tema como: comportamento, evolução da preparação física do atleta, vocabulário, religiosidade, entre outras, sempre entrelaçando o futebol com a história do país.

Temas de estudo

História, Artes e Literatura.