Em Salto, é possível abordar as questões ambientais relacionadas ao rio Tietê, as quais nos permitem fazer um comparativo do rio, que já passou pela cidade de São Paulo. E, em Barra Bonita, comparamos as diferenças sobre a preservação e qualidade de sua água, entre outros fatores ambientais envolvidos.
Salto
A região onde a cidade de Salto está inserida é uma das pioneiras no processo de penetração do território desde a segunda metade do século XVI. Registros históricos dão conta da presença de uma aldeia dos índios guaianás ou guaianazes.
Pelo município passa um dos trechos mais acidentados do rio Tietê, considerado o indicador natural de caminhos para exploradores, missionários e autoridades coloniais. No século XX, todos os viajantes que passavam pelas cidades de São Paulo e Itu vinham a “Salto de Itu” para ver a cachoeira. O imperador D. Pedro II visitou a cachoeira por duas vezes.
A cidade chama-se Salto devido a essa cachoeira. Este mesmo acidente geográfico também deu o nome à cidade vizinha de Itu, que em tupi-guarani significa “salto”. A cidade chamou-se “Salto de Itu” até 1917, quando fora tirado o aposto “Itu” do nome da cidade. Desde o início, era um importante indicador natural de caminhos para exploradores, missionários e autoridades coloniais.
Barra Bonita
Navegar pelo rio Tietê é um programa inesquecível, uma vez que o Tietê, além de oferecer uma paisagem encantadora, é um rio transbordando de histórias, grandes feitos e aventuras.
Também é conhecido como Rio das Entradas e Bandeiras, ou o Rio dos Bandeirantes, pois, através deste rio, os bandeirantes promoveram o desbravamento e colonização do sertão paulista, e ele foi chamado de Anhumas, Anhembi e hoje o tão famoso Rio “TIETÊ”.
Através da eclusa (elevador de águas) é feita a transposição do desnível de 26 metros entre a vazante do Rio Tietê e a Bacia de Acumulação da Hidroelétrica.
A Eclusa de Barra Bonita foi inaugurada em 1973 com a embarcação Tibiriçá, da Navtur.
Atividades
- Aproveitamento econômico do solo durante o percurso realizado
Importância econômica do rio Tietê
História dos Bandeirantes à Hidrovia Tietê-Paraná
Funcionamento de uma eclusa
Impacto ambiental causado pela construção de uma Usina Hidrelétrica
Qualidade da água e o nível de poluição
Disciplinas Envolvidas:
História, Biologia e Geografia.