A Ilha do Cardoso integra em seu território uma área de preservação – Parque Estadual Ilha do Cardoso -, criado no ano de 1962, localizado no extremo sul do Litoral de São Paulo, no município de Cananéia
O Parque Abrange uma área de 15.100 ha., onde são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira, que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e alta diversidade biológica.
As praias, os costões rochosos e as dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá.
Os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé, na face ocidental da ilha. Além disso, uma extensa restinga cobre a maior parte da planície litorânea da Ilha.
Existem seis comunidades caiçaras no Parque. Com forte influência cultural indígena, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza. São formadas em sua maioria por pescadores que, atualmente, têm o turismo como fonte substancial de renda.
São encontrados numerosos sambaquis (sítios arqueológicos), ruínas da ocupação humana a partir do período colonial e um marco do tratado de Tordesilhas, que também garantem grande importância histórica ao Parque.
ATIVIDADES
- Costão Rochoso
- Mata de Encosta e Mata de Restinga
- Sambaquis
- Trilhas
- Mangue
- História do Parque
- Fauna
- Flora
- Conscientização Ambiental